Anarcablu

por que Anarcablu?

"O estado proíbe ao indivíduo a prática de atos infratores, não porque deseje aboli-los, mas sim porque quer monopolizá-los." (Sigmund Freud)

Por que não? Afinal, o Brasil parece ser o país mais libertário do planeta. Apenas aqui Mises dá 3 x 1 no Keynes (de acordo com o Google Trends) e Blumenau é a nona cidade mais libertária do Brasil (de acordo com inscritos per capita no canal Ideias Radicais).

Mas por que "anarco"? Ao contrário do significado coloquial (caos, desordem, vandalismo) anarquia é um termo que vem do grego (anarkhos) e significa literalmente "sem governantes". Este é o sentido que tomamos aqui: sendo nenhum ser humano superior a outro, ninguém pode reclamar o direito de governar a vida de outras pessoas.

Aliás, vários pensadores defendem (e nós concordamos) que o estado é justamente uma força que espalha caos na sociedade. A ordem vem da interação entre os indivíduos que se organizam voluntariamente em busca de melhores arranjos para si, suas famílias e os grupos em que estão inseridos. Ao impedir ou quebrar esses arranjos, mesmo que agindo com boas intenções, o estado deixa os indivíduos em uma situação pior do que estariam se pudessem agir livremente. Ao ser percebido que os efeitos das ações do estado não foram positivos, novas intervenções são feitas e a situação piora ainda mais, assim levando ao caos progressivo.

O que queremos é explicar essas ideias. Quando o estado falhar em fornecer os serviços que arroga para si, como você vai educar seus filhos? Cuidar da segurança da sua família? Fazer negócios com outras pessoas? Viver em comunidade?

Então, uma semente foi plantada e no dia 7 de dezembro de 2019, um grupo de indivíduos amantes da liberdade se encontrarão para… falar, ouvir e aprender sobre liberdade.

Venha participar com a gente. Esqueça os rótulos. Não nos interessa se você é roxo com bolinha verde. O que queremos é conversar com pessoas dispostas a ver, ouvir, aprender e colaborar.

Afinal, “ideias e somente ideias podem iluminar a escuridão.” (Ludwig Von Mises) e “o preço da liberdade é a eterna vigilância.” (autoria indefinida)

Adquira já seu ingresso!


Localização

R. Heinrich Hemmer, 390 - Badenfurt, Blumenau - SC, 89070-000

Palestras

As palestras poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Haverão livros e outros itens, ainda à definir, à venda no local.

07/12/2019

9h às 9h30

Recepção

Apresentação.

9h30 às 10h15

Mentiram para mim sobre o Meio Ambiente

por Echesler

A Amazônia é o pulmão do mundo? Tem gente demais no planeta? Precisamos do governo para proteger os animais? Que tal discutirmos o meio-ambiente com mais dados e menos políticas de apelo emocional?

10h15 às 11h00

O método socrático contra os sofismas do estatismo

por Vinicius Botti

Desmistificando com o método Socrático os sofismas e falácias frequentemente utilizadas para legitimar o estado.

11h00 às 12h00

Bitcoin, Voluntarismo e Descentralização

por Edson Brusque

Um dinheiro inovador, descentralizado por natureza, enraizado no voluntarismo, Bitcoin é antifrágil em sua essência ganhando resiliência a cada ataque. Um esquema para ficar rico? Não. Bitcoin é um sistema para nos deixar mais livres.

12h00 às 13h00

Almoço

O valor do ingresso inclui o buffet servido no local.

13h00 às 13h45

Educação Domiciliar - Homeschooling

por Cypriano

Precisamos que o estado regulamente a educação para termos segurança jurídica? Ou regulamentação é prejudicial, pois interfere nas vidas das famílias e abre uma porta para o estado entrar no seio familiar? Mais além, educação domiciliar não é uma modalidade capaz de ser adotada por todos, logo, não pode ser usada como ferramenta para contestar a estrutura estatal. Portanto é necessário falar sobre: “Educação Sem Estado”.

13h45 às 14h30

Economia, Sociedade e Liberdade

por Leandro Cerutti

Cerutti apresenta a impossibilidade lógica do estado em uma sociedade bem como os efeitos negativos da intervenção do estado nas relações econômicas. Em seguida demonstra uma leitura libertária sobre a Service Dominant Logic (um novo paradigma de estratégia, marketing e negócios).

14h30 às 15h45

Cidades Empresariais

por Pedro Dias

Serão apresentados diversos temas concernentes à governança contratual: conceito; modelos; comparativo com o atual sistema público de governança; autonomia; projetos em andamento; perspectivas etc.

15h45 às 16h45

Sobrevivencialismo

por Júlio Lobo

Assumindo a responsabilidade por sua própria vida.

16h45 às 17h30

A importância da informação descentralizada para a liberdade

por Peter Turguniev

Uma mudança fundamental vem ocorrendo nos últimos 300 anos: o maior acesso à informação por meio da universalização da leitura, da imprensa e criação de vários métodos de transmissão de informação. Como o enorme barateamento das comunicações dos últimos anos afetam a sua liberdade?

Palestrantes

team

Echesler

Echesler G. Molmelstet, idealizador do evento, tem 38 anos, é blumenauense, empresário, instrutor de trânsito e especialista em máquinas pesadas (guindastes, terraplanagem, pavimentação, concretagem e fundamentos)
team

Vinicius Botti

So To Speak
Criador do So To Speak, um empreendimento digital sem fins lucrativos focalizado em vídeos e podcasts, explicativos das teorias propostas pela corrente econômica da Escola Austríaca e da corrente filosófica Austro-Libertária.
team

Edson Brusque

Edson Brusque
Músico, engenheiro eletricista, mestre em dinheiro digital. Há 5 anos vem se dedicando ao estudo e divulgação de Bitcoin e assuntos relacionados ao público geral.
team

Cypriano

The Cypriano
Ao ser processado por educar suas filhas em casa, iniciou sua jornada não apenas jurídica, mas também pública, para desmistificar e explicar por que são os pais, e não o estado, quem tem o direito e o dever de educar seus filhos.
team

Leandro Cerutti

Mestre em administração, Leandro Cerutti é empresário e professor. Entusiasta do empreendedorismo, capitalismo, voluntarismo e livre iniciativa.
team

Júlio Lobo

Sobrevivencialismo
Psicólogo, empresário, atleta, ex-escoteiro e fascinado com o potencial humano para reagir a situações adversas. Júlio Lobo mantém o blog Sobrevivencialismo e seu canal no YouTube possui mais de um milhão e meio de inscritos.
team

Pedro Dias

Cidades Empresariais
Pedro Dias é economista, estudioso da Escola Austríaca de Economia e entusiasta das cidades empresariais. Em 2018, criou o site cidadesempresariais.com como um repositório de textos relativos à governança privada para o público lusófono.
team

Peter Turguniev

Ancap.su
Peter Turguniev é o pseudônimo do engenheiro, empresário, advogado e especialista em segurança da informação que há 3 anos iniciou o canal ancap.su no YouTube onde várias dúvidas sobre libertarianismo são respondidas com vídeos didáticos e bem produzidos. Hoje o canal conta com 40 mil inscritos e vários colaboradores que produzem cerca de 20 vídeos por semana.

Coordenação

team

Edson Brusque

Coordenador
anarcablu@gmail.com
team

Echesler

Organizador - Idealizador
team

Cypriano

Apoio Especial
Vitor Enio
Site | Arte