Anarcablu

por que Anarcablu?

"O estado proíbe ao indivíduo a prática de atos infratores, não porque deseje aboli-los, mas sim porque quer monopolizá-los." (Sigmund Freud)

Por que não? Afinal, o Brasil parece ser o país mais libertário do planeta. Apenas aqui Mises dá 3 x 1 no Keynes (de acordo com o Google Trends) e Blumenau é a nona cidade mais libertária do Brasil (de acordo com inscritos per capita no canal Ideias Radicais).

Mas por que "anarco"? Ao contrário do significado coloquial (caos, desordem, vandalismo) anarquia é um termo que vem do grego (anarkhos) e significa literalmente "sem governantes". Este é o sentido que tomamos aqui: sendo nenhum ser humano superior a outro, ninguém pode reclamar o direito de governar a vida de outras pessoas.

Aliás, vários pensadores defendem (e nós concordamos) que o estado é justamente uma força que espalha caos na sociedade. A ordem vem da interação entre os indivíduos que se organizam voluntariamente em busca de melhores arranjos para si, suas famílias e os grupos em que estão inseridos. Ao impedir ou quebrar esses arranjos, mesmo que agindo com boas intenções, o estado deixa os indivíduos em uma situação pior do que estariam se pudessem agir livremente. Ao ser percebido que os efeitos das ações do estado não foram positivos, novas intervenções são feitas e a situação piora ainda mais, assim levando ao caos progressivo.

O que queremos é explicar essas ideias. Quando o estado falhar em fornecer os serviços que arroga para si, como você vai educar seus filhos? Cuidar da segurança da sua família? Fazer negócios com outras pessoas? Viver em comunidade?

Então, uma semente foi plantada e no dia 7 de dezembro de 2019, um grupo de indivíduos amantes da liberdade se encontrarão para… falar, ouvir e aprender sobre liberdade.

Venha participar com a gente. Esqueça os rótulos. Não nos interessa se você é roxo com bolinha verde. O que queremos é conversar com pessoas dispostas a ver, ouvir, aprender e colaborar.

Afinal, “ideias e somente ideias podem iluminar a escuridão.” (Ludwig Von Mises) e “o preço da liberdade é a eterna vigilância.” (autoria indefinida)

Palestras

As palestras poderão sofrer alterações sem aviso prévio.

12/12/2020

9h15 às 9h30

Apresetação

por Echesler
9h30 às 10h30

Covid 19: A Fraudemia

por Alessandro Loiola
10h30 às 11h15

Teoría económica y ambiciones políticas

por Victor Ocampos
11h15 às 12h00

Estatuto do Desarmamento: Não é sobre segurança, é sobre controle!

por William Ciesielsky
12h00 às 13h00

Intervalo para almoço

13h00 às 13h45

Crimes Sem Vítimas e a Desobediência Civil

por Edson Brusque
13h45 às 14h

Razão versus Instinto Bovino - Porque tanta gente age feito gado?

por Echesler
14h às 14h45

Arbitraje - Soluciones rápidas para un mundo económicamente ágil

por Magali Estigarribia
14h45 às 15h15

Moralidade e Instituições para uma Sociedade Libertária

por Fhoer
15h15 às 16h

Tecnologia e Descentralização

por Alexandre Porto
16h às 16h45

Un análisis a posteriori del anarcocapitalismo.

por Marcos Irala
16h45 às 17h30

Cypherpunks, Moedas e Padrão Ouro.

por Avelino Morganti
17h30 às 18h15

Cidades Privadas.

por Echesler

Palestrantes

Esta lista poderá sofrer alterações sem prévio aviso.

team

Alessandro Loiola

Alessandro Loiola
Médico, Clínico Geral, CRMSP 142.346, Palestrante, Escritor com mais de 20 livros publicados e centenas de artigos, Editor de Manhood Brasil, Youtuber - canal com 28 mil inscritos.
team

Victor Ocampos

Instituto Rothbard Paraguay
Economista com pós-graduação em Didática Universitária. Especialização em Finanças com ênfase em projetos de investimento. Professor universitário com ensaios publicados na Uninorte. Redator da revista digital El Parlante e Presidente do Instituto Rothbard Paraguay. Supervisor Financeiro em empresa do setor agroindustrial.
team

William Ciesielsky


Instrutor de Armamento e Tiro, Bacharel em Direito, Pós-Graduando em Direito Penal e Processo Penal.
team

Edson Brusque

Edson Brusque
Músico, Engenheiro Eletricista e Mestre em Dinheiro Digital. Desde 2014 se dedica ao estudo e divulgação das ideias de liberdade.
team

Echesler


Idealizador do evento, Empresário, Instrutor de Trânsito e Especialista em Máquinas Pesadas (guindastes, terraplanagem, pavimentação, concretagem e fundamentos).
team

Magali Estigarribia

Instituto Rothbard Paraguay
Advogada com experiência em Mediação de Conflitos. Membro do Instituto Rothbard Paraguay.
team

Fhoer

Fhoer
Empresário, Cofundador da CLAA - Câmara Libertária De Acordos e Arbitragens, Produtor de Conteúdo Libertário - canal com 17 mil inscritos.
team

Alexandre Porto

Alexandre Porto
Filósofo, Programador, entusiasta de inteligência artificial e criptomoedas. Produtor de Conteúdo Libertário - canal com 70 mil inscritos.
team

Marcos Irala

Instituto Rothbard Paraguay
Contador, Emprendedor na área moveleira. Membro fundador do Instituto Rothbard Paraguay.
team

Avelino Morganti

Avelino Morganti
Empresário no ramo de ouro, Youtuber - canal com 10 mil inscritos, criptoanarquista e cofundador do cypherpunks.com.br

Coordenação

team

Edson Brusque

Coordenador
anarcablu@gmail.com
team

Echesler

Organizador - Idealizador
Vitor Enio
Mídias